Como fazer caldo de mandioquinha e quais seus benefícios?

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Quer preparar uma receita deliciosa, natural e nutritiva? Vou aqui te ensinar a preparar um delicioso CALDO DE MANDIOQUINHA!

Mas, antes, deixa eu te passar alguns dos seus inúmeros benefícios, pode ser????

 

Então,  a mandioquinha (como a chamamos aqui em São Paulo) é considerada um alimento mega nutritivo, por possuir bastante nutrientes ( que depois vou listar para vocês) porém, ela é rica em carboidratos. Carboidratos bons, isso é verdade… que são, carboidratos DE VERDADE e com um número considerado de FIBRAS, portanto, com bastante CARBOIDRATO LÍQUIDO e, por isso, não faz mal à nossa saúde.

Mandioquinha (1 xíc): Carboidratos 34,04 gr Fibras: 1,6 gr Carbs líquidos: 32,44 gr

Se você tem o objetivo INICIAL de emagrecer, a sugestão é que evite a mandioquinha ou reduza consideravelmente da sua dieta INICIAL.

Digo inicial pelo seguinte, quando queremos emagrecer e, viramos adeptos da low carb, por exemplo, o ideal é cortar todo tipo de carboidrato, inclusive os bons, porém, esses produtos naturais são importantíssimos para o bom funcionamento da nossa saúde porque contém muitas vitaminas, minerais… então, após esse início de redução de gordura, acho legal reintroduzir alguns alimentos ( todos os DE VERDADE) na nossa alimentação 😉 Mas isso, você mesmo vai se conhecendo e entendo o que e, em que momento, você vai introduzir determinados alimentos na sua dieta.

LEMBRANDO QUE, chamo DIETA mas, não estou me referindo aquela coisa chata com tabela, cheio dos “podes” e ” não podes”…. refiro-me ao dia a dia mesmo, aquilo que você vai comer com naturalidade, vontade e prazer 😉

Bom, vamos à alguns benefícios …

  • Ótima para nosso sistema digestivo. Por conter fibras, junto com uma ingestão adequada de líquidos, ela REGULA O INTESTINO.

  • Rica em MAGNÉSIO

  • Rica em CÁLCIO

  • Rica em VITAMINAS A, E e C

  • Função ANTI INFLAMATÓRIA

  • Função ANTI CÂNCER

  • Antioxidante: ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo.

  • Contem bons níveis de VITAMINA C , ajudando nosso corpo a se manter saudável, preserva a saúde dos nossos ossos e dentes, combate os RADICAIS LIVRES

 

Como disse anteriormente, a madioquinha não é fonte concentrada apenas de carboidratos.  Ela contém mais de 25% de carboidratos, os quais podem ser convertidos em energia para as suas atividades diárias, fornecendo vitamina A, C, E, K, e vitaminas de complexo B, além de Betacaroteno, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, e muito mais. 

INFORMAÇÔES NUTRICIONAIS

Porção: 100g

  • Energia: 80 calorias

  • Carboidratos: 18,9g

  • Fibras: 1,2g

  • Proteínas 0,9g

  • Gorduras: 0,1g

 

BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Não é absorvida rapidamente pelo organismo, não causando, portanto,  picos de insulina ( se consumida com moderação).

 

                          Bom, dito tudo isso…

                          …Vamos à RECEITA!

INGREDIENTES ( 4 porções)

  • 5 mandioquinhas

  • 2 batatas

  • 3 dentes de alho

  • sal à gosto

  • 2 colheres de manteiga sem sal

  • 100g de bacon  (preferência o artesanal)

  • salsinha à gosto

  • queijo parmesão ralado à gosto

MODO DE PREPARO

  • pique a mandioquinha e a batata em cubos grandes e cozinhe até que fique “al dente”

  • batata ou processe, até que fique um creme (utilize o caldo do cozimento para diluir até ficar um creme)

  • reserve

  • aqueça a manteiga

  • frite o bacon e o alho

  • acrescente o creme

  • coloque o sal

  • sirva e decore com o queijo e a salsinha

PRONTO!!! Facinho, não?

BOM APETITE!!!

SEJAM SEMPRE MUITO FELIZES E…SAUDÁVEIS!

 

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Fontes:

Mandioquinha: quais os benefícios e o melhor jeito de preparar?

Carboidratos do Bem: O que São e Como Você Pode Inseri-los na sua Alimentação?

Mandioquinha

Batata Baroa Engorda ou Emagrece?

http://organomix.com.br/blog/2013/02/qual-e-a-diferenca-entre-a-batata-inglesa-a-doce-e-a-baroa/

 

 

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