Vitamina D: 8 Sinais de deficiência e alimentos ricos dessa vitamina

Vitamina D: Diferente de outras vitaminas, essa vitamina funciona como um hormônio cerebral, você sabia?

Isso porque…a vitamina D não é sintetizada no organismo e são adquidirdas pela alimentação.
Já os hormônios, são sintetizados pelo organismo a partir da alimentação, como é o caso dessa vitamina.
E, todas as células do corpo possuem um receptor para elas.
O corpo produz vitamina D a partir do colesterol quando entramos em contato com os raios solares.

Ou seja, sem colesterol e exposição à luz solar, não haveria vitamina D.

Sua falta não só gera o risco de ossos moles e frágeis, está associada também à condições que elevam o risco de demência, diabetes, depressão e doenças cardiovasculares, dentre outros.

Segundo inúmeros estudos, há uma relação muito grande e considerável dentre sua deficiência e:

  • Doença de Parkinson 
  • Depressão 
  • Desempenho cognitivo 
  • Alzeheimer 

Há vários relatos, inclusive, de pessoas com esclerose múltipla e outras doenças degenerativas que, com o aumento massivo da vitamina, melhoraram ou eliminaram em 100% a doença do seu corpo. (links indicados abaixo).

Outros fatores de risco comuns para a deficiência de vitamina D:

  • Ter a pele escura e não passar um tempo bom sob o sol.
  • Estar acima do peso ou obeso.
  • Viver longe do equador, onde há pouco de sol durante o ano.
  • Sempre usar protetor solar quando sair (sim, protetor solar interfere na síntese de Vitamina D).
  • Passar a maior parte do tempo dentro de ambientes fechados.

8 Sinais de sua deficiência

  • Ficar doente ou contrair infecções com frequência
  • Fadiga e cansaço
  • Dor nos ossos e nas costas
  • Depressão
  • Dificuldades de cicatrização
  • Perda óssea
  • Perda de cabelo
  • Dor muscular

Informação importante: a vitamina D3 tem sinergia com a Vitamina K2, razão pela qual sugere-se que ambas sejam tomadas juntas.

Alimentos ricos em vitamina D

  • óleo de fígado de bacalhau
  • ovo
  • ostras
  • laranja
  • atum
  • cogumelos
  • sardinha
  • salmão
  • bife de fígado

Quantidade recomendada, diferente do que a maioria diz, pelo menos 5000UI (segue fontes abaixo)

Lembrando, toda e qualquer informação (seja de quem for) passada à você, deve ser analisada. Nosso objetivo é te informar, através de estudos e nossas crenças, para gerar valor e ser útil.Desse modo, sempre pesquise tudo o que aqui for dito e, faça o que for melhor para o seu corpo e mente, afinal, você é a pessoa mais importante

Fontes:

https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/
https://flaviopassos.com/…/8-sinais-e-sintomas-de-deficien…/
https://flaviopassos.com/…/8-sinais-e-sintomas-de-deficien…/
http://www.artigos.com/…/20810-vitamina-d3-para-que-serve-e…
http://portuguese.mercola.com/…/deficiencia-vitamina-d-depr…
https://www.jolivi.com.br/…/um-novo-editor-a-velha-escler…/…
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