Índice

PLAYA DEL CARMEN – Quintana Roo – México – PARTE I

Fizemos uma trip pelo méxico e Guatemala e, nossa primeira parada foi a Playa del Carmen – Quintana Roo – México

Escolhemos Playa del Carmen, porque, á principio, parecia ser mais a “nossa cara”.

Pesquisamos bastante e, ao longo do post vocês vão perceber que, quanto mais distante de Cancún, mais roots e “local” vai ficando ( um dos motivos da nossa escolha, além de ser mais barato para se hospedar).

Chegada!

Bom, chegamos no aeroporto em Cancún e, lá, pegamos um ônibus de viagem que vai até playa del Carmen (vai até mais longe mas, enfim…).

A empresa chama-se ADO (link aqui), você compra a passagem dentro do aeroporto mesmo, quase que na saída. Há um guichê com os horários dos ônibus e destinos.

Por que ônibus?

Optamos pelo ônibus porque, além de confortável, ter wifi, ir direto para onde precisávamos, era mais barato, claro! Além disso tudo, a rodoviária (ponto final) tinha uma saída para a 5ª avenida, que foi onde nos hospedamos. Perfeito!

Fomos a pé, da rodoviária até a pousada…cerca de 10 minutinhos andando pelas ruas de pedra.

Primeira Hospedagem

Nossa primeira hospedagem foi na Pousada Mariposa (Link aqui!), na 5ª avenida que, é a avenida principal da playa. Onde estão todas as lojinhas, bares, restaurantes e, a praia fica muito pertinho.

Muito recomendado pela maioria das pessoas, blogs e vlogs que pesquisamos. E, realmente é muito bacana, adoramos o lugar.

Não reservamos todas as hospedagens

Nessa viagem, como ficamos quase 30 dias, não quisemos deixar todas as hospedagens reservadas então, conforme os dias iam passando, iamos conversando com os locais e, a partir daí definíamos nossa próxima hospedagem.

Booking

Quase todas as nossas reservas foram feitas através do Booking, o que nos dava chance de pegar descontos que, as vezes, direto na recepção da pousada ou hotel, não tinha.

1º DIA

Chegamos umas 19hs, deixamos nossas coisas no hotel e fomos conhecer a cidade. Fomos bem na época do dia dos mortos ( não sabíamos) então, estava bemmm movimentado e divertido. As pessoas lá levam a sério e, se fantasiam, pintam o rosto, as crianças pedem doces, muito legal!

COMIDA

Como sabem, não vamos aos países “à passeio” kkk então já fomos pedindo comidas locais nos restaurantes que frequentamos.

Não vou lembrar o nome do primeiro restaurante que comemos mas, lá tinham cervejas mexicanas, como SOL e CORONA e, uma espécie de “churrasco grego” aqui de São Paulo ou Shawarma.

Que nada mais é do que carne num rolete.

Pedimos isso, as cervejas e guacamole (claro!)… a Guaca estava bem boa mas, esse “taco ao pastor” não me agradou muito não… isso por quê a tortilha é mole ( ou seja, não é torradinha) e, a carne não tinha gosto de muita coisa.

Mas, enfim… continuamos nossa busca pela comida mexicana dos nossos sonhos por todo o resto da viagem kkkkk

Indicação: NÃO INDICAMOS

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES!

Já vou fazendo algumas considerações, conforme eu for lembrando ( que descobri bemmmm depois)

• TACO é tortilha MOLE
  • TOSTADA é tortilha crocante
  • ÁGUA COM GÁS chama-se Agua mineral (sério, descobrimos isso quase no fim da viagem kkkk)

CONTINUANDO…

Nesse primeiro dia, comemos em dois lugares diferentes ( foi empolgação, depois fomos maneirando kk)

Segundo restaurante do dia

No segundo restaurante jantamos de verdade, no RESTAURANTE TROPICAL (link aqui!) pedimos NOVAMENTE os Tacos ( primeiro dia né, mores? Não sabíamos nada do que já sei agora que estou contando para vocês rs) e, eram MOLES mas, estavam melhores do que os primeiros. Mas ainda assim, não eram bons.

Conclusão

O restaurante ficava bem na quinta avenida, estava cheio então, acho que era do agrado das pessoas. Nós não gostamos muito e, atrás de mim, no salão, tinha uma fonte cheia de enfeites dos dia do mortos e, no finzinho do nosso jantar, um rato passou pela fonte a todo vapor kkkkkkk. Acontece…

Indicação: NÃO INDICAMOS

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES!

• TODA vez que você pedir alguma coisa, vai vir uma entradinha INCLUSA NO VALOR, fiquem tranquilos e comam à vontade rs.
  • E, as vezes, essas entradinhas são “refil” kkkkkk

2º DIA

Na Pousada em que ficamos, tinha a opção de pagar um valor adicional e tomar café da manhã no restaurante da frente, chamado LA VAGABUNDA (link aqui!) ( é uma franquiazinha porque, havia outra unidade na outra ponta da avenida).

COMIDA

Tomamos café nesse restaurante LA VAGABUNDA (link aqui!). Pedimos um Desayuno Americano, que era composto por OVOS MEXIDOS, CHILI, UMA BATATA EMPANADA E FRITA, ALGUMAS FRUTAS E SALADINHA. Nosso primeiro contato com o café da manhã farto do México e, CONFESSO, sinto falta deles.

Além disso vinha um suco e café negro (preto) à vontade!

Conclusão

Foi a primeira e única vez que pedimos o Desayuno Americano, porque, apesar de tudo, ele era até que bem comum. E, não era muito bom (para o NOSSO gosto).

Indicação: AH, não é ruim mas, tem outros bemmm mais gostosos.

CONSIDERAÇÕES

• Chama-se 5ª Avenida mas, é uma rua bemmmm longa de pedras que, não passa carro kkkk
  • Em quase todos os lugares, no café da manhã, é refil de café preto.

PASSEIO AO MERCADO RS

Bom, após nosso café da manhã, fomos ao mercado comprar coisas para levar para a praia… mercado grande chamado MEGA (link aqui!) e fica na Avenida Constituintes (pertinho da 5ª avenida também).

CONSIDERAÇÕES:

• Não é possível comprar cerveja avulsa, tem sempre que levar o pack ( com 6).

• Turista pode beber bebida alcólica SOMENTE na praia e na 5ª Avenida. Do contrário, é multado igual no Chile ( se não viu, veja nosso post sobre o Chile e nossa história com a bebida na rua, clicando aqui!).

• Muito comum a venda de cacto (para comer!) nos mercados e, geralmente tem cacto nas entradinhas dos restaurantes. Não tem gosto de muita coisa, comemos um sem graça e um bem gostoso, por causa do tempeiro 😉

• Há vários caixas eletrônicos espalhados pela 5ª avenida ( e em outros lugares também), para retirada de dinheiro. É SUPERRR SEGURO, FIQUEM TRANQUILOS.

FINALMENTE PRAIAAAA

Coisa mais linda de se ver, areia branquinha, mar de um azul incrível. Realmente o mar do Caribe arrebenta! Muito lindo…

Bom, nós não somos de ficar em quiosque e nem de alugar guarda sol e cadeira então, essa informação não poderemos passar para vocês. Mas, para quem gosta de comer uns petiscos na praia e tals, podem ficar tranquilos que TEM!

COMIDA

Bom, recebemos a indicação de um tiozinho local, de um lugar na Avenida Constituinte que servia comida para o pessoal local… sem pensar duas vezes, fomos lá!

Chamava-se… EL FOGON… A comida era boa, não sei nem explicar o que foi o que comemos ( tem foto abaixo). Nesse lugar tinha cacto de entrada e, um monte de coisas misturadas. Taco mole kkk e era um pouco apimentado

( amo pimenta então, pra mim, estava ok).

Indicação: Sim, indicamos! Muito mais pelo custo X benefício

PASSEIO NOTURNO NA PRAIA E 5ª AVENIDA

Super tranquilo passear na praia a noite e, super recomendamos. Uma delicía!

3º DIA

Optamos por tomar café em outro lugar, ao invés de comer na La Vagabunda e…Comi o melhor desayuno da minha vida até agora ( inclusive vira e mexe eu o reproduzo aqui em casa kkk)

Fomos caminhando pela 5ª avenida, sentido ADO ( Rodoviária) e, paramos num restaurante que chamou nossa atenção pelo charme e porque dizia ser natural.

COMIDA

Tomamos café no restaurante 100% Natural (link aqui!), pedimos um desayuno maia, com ovo, molho de tomate por cima, nachos no meio, presunto, ervilha, banana da terra… nossa, que delícia!…. dos DEUSESSS.

Amei! E, também experimentamos uma bebida típica Maya… esqueci o nome e não acho aqui, quando achar atualizo o post kkkk ALÉM, do refil de café preto,sempre!

Indicação: SUPER INDICAMOS

De ônibus par Tulum

Nesse dia, após esse café maravilha, fomos de onibus para Tulúm… mas vou contar com detalhes em outro post 😉

Após nosso passeios delicinha à Tulum (spoiler), voltamos para Playa e fomos caminhar pelas ruas atrás de quê, de quê? Comida!

Um detalhe, somos adeptos à “dieta” low carb mas, em viagens, geralmente abrimos exceções para as comidas locais E/OU as que valem à pena

E, nesse dia aconteceu isso…. paramos num lugar que vendia CACHORRO QUENTE🙂

COMIDA

Cachorro quente no MR DOG DEL CARIBE (link aqui!)

Preço bom, variedade no cardápio e, muito saboroso! Posso arriscar dizer que, UM DOS MELHORES DOGS QUE JÁ COMI.

Indicação: SUPER INDICAMOS

Olha, nesse dia ainda fomos à praia e, a noite, SAÍMOS PARA COMER DE NOVO! Rs

BAILAR NO RESTAURANTE CUBANO!

Demos o típico rolê pela 5ª avenida e, ENCONTRAMOS uma restaurante CUBANO com banda ao vivo INCRIVEL!

Não tivémos dúvida, entramos, pedimos uma cerveja diferentona lá…e, ficamos curtinho a banda que, sério… É muitooo boa!

Quando forem à Playa, não deixem de ir! O bar chama-se La Bodeguita del medio .

Indicação: SUPER INDICAMOS! Não comemos lá mas, pela vibe e pela banda, vale muito a pena!

CONSIDERAÇÕES

• Por toda a 5ª avenida você vai encontrar casas de charutos locais, o pessoal monta o charuto na loja mesmo. Para quem gosta, vale a pena.
  • Por toda a 5ª avenida você também vai encontrar pessoas oferecendo massagem ( na praia também rs) e, vai encontrar uns tanques com uns peixinhos que comem a pele morta do pé, sabe? Isso é meio comum lá….

NENHUM DOS DOIS NÓS FIZEMOS ENTÃO, NÃO POSSO RECOMENDAR. MAS TEM.

COMIDA

Voltamos sentido nossa hospedagem e, paramos para comer no restaurante GUY FIERI’S (link aqui!).

Paramos só por que estávamos com fome, porque era nossa última noite ( da parte I) em Playa e porque não tem no Brasil kkkk

(seguimos essa lógica também, se não tem no Brasil, pode!)

A banda de rock deles é bem boa, a cerveja bem boa (apesar de mega cara), mas… os lanches…

Bom, serei sincera, tá?

Não gostamos nenhum pouco! Ruim, carne com gosto de nada, batata com um tempero ácido e, para piorar… o JANTAR MAIS CARO QUE PAGAMOS. Zuado, infelizmente 🙁

Indicação: NÃO

Bom, depois disso, fomos tristonhos para a pousada kkkk e nosso dia se finda aí.

4º DIA

Esse foi nosso último dia em Playa del Carmen (parte I)…. Só para situá-los, fomos a playa, alugamos um carro, fomos até a Guatemala (em breve teremos post) e voltamos no final da viagem para Playa novamente, por isso a parte I 😉 .

Acordamos cedo e fomos “correr” na praia… COISA MAIS LINDA, TRANQUILA E SEGURA. Vale a pena!

COMIDA

Tomamos café de novo no meu mais novo preferido lugar! O 100%Natural… E SEGUIMOS NOSSO RUMO…

E…INICIAMOS NOSSA VIAGEM DE CARRO! ( Post em breve S2 )

CONSIDERAÇÕES FINAIS

•  AMAMOS PLAYA DEL CARMEN! LUGAR LINDO, PESSOAS BACANAS, NATUREZA DE TIRAR O FÔLEGO, SEGURA, LIMPA, COM TUDO O QUE SE PRECISA 😉
  • PARA NÓS, A COMUNICAÇÃO FOI BEM FÁCIL, PESSOAL É SUPER PACIENTE (DIFERENTEMENTE DO URUGUAI… POST EM BREVE). SE QUISEREM, PARA O URUGUAI, COMPRAMOS UM GUIA DE BOLSO CHAMADO “LONELY PLANET ( ESPANHOL E O DA PENÍNSULA DE YUCATÁN) ” SUPER AJUDA, TANTO NA COMUNICAÇÃO, QUANTO EM PONTOS TURISTICOS, MUITO LEGAL!! ( SE QUISEREM, LINKS ABAIXO)

Espero que tenham gostado, que seja útil e que esse post inspirem vocês à conhecer PLAYA DEL CARMEN – QUINTANA ROO – MEXICO

Vale muito a pena! É muito gostoso.

SEJA FELIZ!!!!

Artigos Relacionados

Viver com Intenção

Autoconhecimento através da meditação, yoga, exercícios físicos e viagens.