Não coma ( pouco) ovo ! Entenda o que o seu consumo pode lhe causar ;)

” depois do leite materno,  o ovo é considerado o ALIMENTO MAIS COMPLETO na face da Terra pois, reúne todos os nutrientes necessários à VIDA”

Qualquer coisa dita diferente da afirmação acima, infelizmente, não possui embasamento científico algum… E, estudos comprovam seus INÚMEROS benefícios e, por tanto o benefício do seu consumo.

Vamos aos benefícios ??

O ovo possui em sua gema, grande quantidade de LUTEÍNA e ZEAXANTINA que, resumidamente, são os principais carotenóides encontrados na pigmentação colorida do olho humano, que serve como proteção dos tecidos do olho contra a luz solar. Além de estar presente nos olhos, esses dois carotenóides compõe a pele , colo do útero, o cérebro, a mama e o sangue.

Com isso, seu consumo  ( e de outros alimentos ricos em LUTEÍNA e ZEAXANTINA), previne:

  • doenças cardiovasculares
  • degeneração macular ( relacionado com a idade)
  • prevenção de catarata
  • retinose pigmentar (doença ocular)

Além disso…

  • ajuda a combater alergias, por conter, dentre outros, ZINCO
  • previne artrite, por conter GLUTATIONA
  • auxilia do crescimento e desenvolvimento, por conter uma vitamina chamada PQQ

“tudo o que a vida precisa, está no ovo!”

Ovos na gestação

A COLINA encontrada nele, permite a prevenção de DEPRESSÃO PÓS PARTO, além de ser ESSENCIAL para a formação e manutenção do bom funcionamento do Cérebro.

Grávidas podem comer pois é protéico E RICO em várias vitaminas, como

B12, B2, A, B5, SELÊNIO ( ótimo para a tireóide)…

A ingestão de colina é essencial para a formação do tubo neural do bebê.

Ovos e a visão

Seu consumo pode evitar o desenvolvimento de catarata, degeneração macular e outros problemas de visão. No geral, causados devido a idade.

Ingerir ovo emagrece

Pois contém todas as proteínas essenciais, ou seja, aquelas que o nosso corpo não produz sozinho.

CURIOSIDADES

  • O ovo caipira ou orgânico tem até 20x mais ÔMEGA 3 do que o ovo de granja
  • A melhor maneira de ingerí-lo é COZIDO pois, desse modo, evita-se que o mesmo seja oxidado
  • Se for comer frito, frite com ÓLEO DE COCO
  • O mais importante está na GEMA
  • A clara é rica em albumina, utilizada para GANHO DE MASSA MUSCULAR
  • SEU COLESTEROL É DE 315MG, SENDO QUE APENAS 10% É ABSORVIDO
  • NÃO É RECOMENDADO PARA CRIANÇAS COM MENOS DE 1 ANO POIS, ELE É UM DOS ALIMENTOS MAIS ALERGÊNICOS OU SEJA, QUE PODEM CAUSAR ALERGIA.
  • Só NÃO contém VITAMINA C
  • Não há estudos que LIMITEM SEU CONSUMO DIÁRIO, pelo contrário, já tiveram estudos onde uma pessoa ingeria 25 unidades por dia e, nenhum dano lhe causou.

Bom, espero que tenham gostado, que as informações lhes sejam úteis e, sanem algumas dúvidas comuns à respeito do ovo.

Que vocês sejam muito felizes, saudáveis e plenos 🙂

3 Comments

  1. Rui Shimizu junho 1, 2018 at 8:37 pm

    Gema mole ou dura? Cozido ou frito?

    Reply
    1. Mariana junho 4, 2018 at 9:38 am

      Bom dia, Rui.

      Caso saiba a procedência dos ovos que compra, fique à vontade para comer gema mola, porém, é por sua “conta e risco” (digamos assim). Devido à grande probabilidade de contração de salmonela, não se indica ingerir ovos com gema crua… porém, fica à seu critério. Eu como gema mole, principalmente em casa.

      Sobre cozido ou frito… No texto comento um pouco sobre esse assunto… Melhor que seja cozido, pois minimiza a possibilidade de oxidação do ovo. Porém, caso prefira ingeri-lo frito, sem problemas, o faça em óleo de coco, banha ou manteiga e, não deixe que frite muito.

      Espero ter ajudado;)

      Caso fique mais alguma dúvida, estamos à disposição para tentar ajudar e, se for o caso, aprendermos juntos;)

      Reply
  2. Dani julho 22, 2018 at 11:45 am

    Que tal comer com intenção de nao machucar nenhum animalzinho também? Poderia ter colocado no texto que pessoas q não fazem consumo algum do ovo também não aparentam nenhum dano causado pela falta do consumo do mesmo. Ovo e otimo mas nao e único.

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *