Dieta Cetogênica : Afinal, o que é isso?

Certeza que você tem ouvido falar com frequência à respeito da Dieta Cetogênica mas, fica se perguntando…

O que é dieta cetogênica?

Com o intuito de te ajudar com esse tipo de dúvida, fizemos uma pesquisa extensa à respeito desta “recente” filosofia de vida (digamos assim) e, vamos aqui tentar te passar da maneira mais simplificada e explicativa possível, o que vem a ser a dieta cetogênica.

Dieta Cetogênica

Consiste em, basicamente, ingesta alta de gorduras saturadas ( gorduras boas) para um consumo moderado de proteínas e um consumo BAIXÍSSIMO ( o mínimo possível) de carboidratos.
Na proporção, estaríamos falando de 80% gordura, 15% proteína e 5% carboidratos.
Essa “dieta”, coloco em “aspas” pois, entendo que a dieta cetogênica seja mais um estilo de vida do que uma dieta propriamente dita.

Dieta Cetogênica é “modinha”?

A dieta cetogênica existe há mais de 95 anos.
Além de ser uma prática vivida pelos nossos ancestrais, por motivos de… eles não comiam todos os dias, eles não tinham à mão tantos produtos com carboidratos e, quando eles se alimentavam, eles comiam principalmente os órgãos e gorduras das suas presas.
Visto que era isso que lhes proporcionava energia por muito mais tempo… até sua próxima caça, pelo menos…

Curiosidade sobre a dieta cetogênica

A Dieta Cetogênica começou ser considerada quando foi motivo de pesquisas e, introduzida no tratamento de epilepsia, já na década de 20.

O que acontece no nosso corpo quando aderimos à Dieta Cetogênica?

Primeiramente você precisa saber que : Nosso corpo usa como fonte de energia duas fontes que são: glicose e gordura.
Pois bem, quando paramos de ingerir carboidratos, o nosso corpo passa a queimar nossa gordura para produção de energia.
Como consequência, já de cara, temos o primeiro ( e talvez o  mais aclamado pelas pessoas) benefício da dieta cetogênica, que é o emagrecimento.

Cetonas

Falando mais técnicamente… quando há o baixo consumo de carboidratos, o nosso corpo começa a produzir cetonas, produz corpos cetônicos, que são criados no figado, através dos ácidos graxos.

E o que são corpos cetônicos?

Corpos cetônicos são moléculas solúveis em água, produzidas pelo fígado, através da metabolização de ácidos graxos. Isso acontece no nosso corpo, principalmente quando há o  jejum prolongado (mínimo 16 horas).
Porém, quando o consumo de gorduras é muito maior do que o consumo de carboidratos ( que seria quase nulo), mesmo sem o jejum prolongado, o  nosso corpo entra em cetose.

E o que é CETOSE?

Cetose é um estado natural do nosso corpo, onde o organismo produz corpo cetônico, que se alimenta da reserva de gorduras do nosso corpo, ao invés de se alimentar de glicose.
Então, resumidamente: cetose = queima de gordura.

Alguns benefícios da dieta cetogênica:

  • perda significante de gordura (devido à tudo o que já foi explicado)
  • melhora cognitiva e mental ( quando o organismo se alimenta de corpo cetônicos, ele fica “turbinado”, visto que é um combustível de alta octanagem)
  • tratamento de câncer ( falaremos melhor sobre isso em posts futuros, específicos para falarmos do câncer)
  • recomposição corporal, pois proporciona um efeito anticatabólico de preservação muscular
  • aumenta os músculos, pois ocasiona um efeito anabólico, que proporciona a construção muscular
  • melhora o uso do oxigênio
  • Mantém e/ou aumenta nossa força corporal

Curiosidade

Nosso corpo produz corpos cetônicos naturalmente, ao contrário do que acontece com os carbidratos, que não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo.
Caso tenha se interessado pelo assunto, sugiro que pesquise mais sobre o mesmo e, posso dizer que, o que falta é conteúdo.

Segundo pesquisas…

Segundo pesquisas, há mais de 100 livros na Amazon falando sobre isso. Além de artigos científicos, disponíveis na íntegra no google acadêmico ( link).
Espero ter ajudado e, se eu puder dar uma sugestão… após ler mais sobre o assunto, sugiro que teste a dieta. Afinal, não há melhor método de se constatar fatos, se não, os comprovando 😉

Algumas fontes que me serviram de base para as pesquisas:

  • FERRAMENTAS DE TITÃS – TIM FERRIS
  • Blog: https://www.ketogenic-diet-resource.com/ – ELLEN DAVIS
  • Blog: http://emagrecerdevez.com/ – RODRIGO POLESSO

6 Comments

  1. Patrícia junho 18, 2018 at 5:16 pm

    Agora ficou bem claro.
    Obrigada Mari por introduzir assuntos técnicos com uma abordagem simples de acesso à todos.
    Beijos, continue assim. =)

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  2. low carb dezembro 2, 2018 at 9:54 am

    Ola Tudo bem ?

    Primeiramente obrigado pelo conteudo De Qualidade

    Que Deus Abencoe pela Dicas :-}

    Reply
    1. Mariana janeiro 21, 2019 at 10:31 am

      🙂

      Reply
  3. Murilo janeiro 23, 2019 at 5:39 pm

    muito bom conteudo parabens sou fan do seu blog

    Reply
  4. Paula fevereiro 5, 2019 at 9:30 pm

    Obrigado pelo Seu Conteudo De Qualidade me Ajudou Muito

    Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo

    Reply
  5. Luana Santana março 9, 2019 at 8:14 am

    Amei seu site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

    Reply

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