Como fazer caldo de mandioquinha e quais seus benefícios?

Quer preparar uma receita deliciosa, natural e nutritiva? Vou aqui te ensinar a preparar um delicioso CALDO DE MANDIOQUINHA!

Mas, antes, deixa eu te passar alguns dos seus inúmeros benefícios, pode ser?
Então,  o caldo de mandioquinha (como chamamos aqui em São Paulo) é considerada um alimento mega nutritivo, por possuir bastante nutrientes ( que depois vou listar para vocês).

Caldo de mandioquinha é rico em carboidrato

Carboidratos bons, isso é verdade… que são, carboidratos DE VERDADE e com um número considerado de FIBRAS.
Portanto, com bastante CARBOIDRATO LÍQUIDO e, por isso, não faz mal à nossa saúde.
Mandioquinha (1 xíc): Carboidratos 34,04 gr Fibras: 1,6 gr Carbs líquidos: 32,44 gr

Caldo de mandioquinha para quem tem o objetivo de emagrecer

Se você tem o objetivo inicial de emagrecer, a sugestão é que evite o caldo de mandioquinha ou reduza consideravelmente da sua dieta inicial.
Eu digo inicial pelo seguinte, quando queremos emagrecer e, viramos adeptos da low carb, por exemplo, o ideal é cortar todo tipo de carboidrato, inclusive os bons.

Carboidratos bons

Porém, esses produtos naturais são importantíssimos para o bom funcionamento da nossa saúde porque contém muitas vitaminas, minerais…
Então, após esse início de redução de gordura, acho legal reintroduzir alguns alimentos ( todos os de verdade) na nossa alimentação.
Mas isso, você mesmo vai se conhecendo e entendo o que e, em que momento, você vai introduzir determinados alimentos na sua dieta.

Dieta ou reeducação alimentar?

Lembrando que, chamo dieta mas, não estou me referindo aquela coisa chata com tabela, cheio dos “podes” e ” não podes”.  Refiro-me ao dia a dia mesmo, aquilo que você vai comer com naturalidade, vontade e prazer.

Bom, vamos à alguns benefícios do caldo de mandioquinha …

  • Ótima para nosso sistema digestivo. Por conter fibras, junto com uma ingestão adequada de líquidos, ela regula o intestino
  • Rica em magnésio
  • Rica em cálcio
  • Rica em vitaminas A, E e C
  • Função anti inflamatória
  • Função anti câncer
  • Antioxidante: ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo
  • Contem bons níveis de vitamina C , ajudando nosso corpo a se manter saudável, preserva a saúde dos nossos ossos e dentes, combate os radicais livres

Como disse anteriormente, o caldo de madioquinha não é fonte concentrada apenas de carboidratos.  Ela contém mais de 25% de carboidratos, os quais podem ser convertidos em energia para as suas atividades diárias, fornecendo vitamina A, C, E, K, e vitaminas de complexo B, além de Betacaroteno, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, e muito mais. 

INFORMAÇÔES NUTRICIONAIS

Porção: 100g

  • Energia: 80 calorias
  • Carboidratos: 18,9g
  • Fibras: 1,2g
  • Proteínas 0,9g
  • Gorduras: 0,1g

BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

o é absorvida rapidamente pelo organismo, não causando, portanto,  picos de insulina ( se consumida com moderação).

Vamos à receita!

  • Descasque 8 mandioquinhas e 4 batatas e coloque numa panela de pressao.
  • Cubra com agua quente (para ir mais rápido) e deice na pressao por 20 minutos. (Entao, depois que a panela pega pressao, abaixe o fogo e deixe por 20 minutos).
  • Enquanto isso… Pique 1/2 cebola, 3 dentes de alho e, bacon… a quantidade de bacon vai do seu gosto… eu pico tipo uns 150g… bem picadinho.
  • Aqueça uma panela, coloque duas colheres de MANTEIGA sem sal e frite o bacon, depois coloque o alho e a cebola… Frite bem e desligue a panela.
  • Voltando para a mandioquinha…Passados os 20min na pressão, bata as mandioquinhas e as batatas no liquidificador e, conforme for batendo, acrescente a agua do cozimento de maneira que fique um creme bem cremoso (Não coloque muita água, tá?).
  • Após bater, coloque esse creme na panela que está o bacon, alho e cebola fritos.
  • Ascenda o fogo, acrescente sal a gosto e está PRONTO!!!!
  • Sirva com queijo ralado na hora por cima e salsinha (opcional).

 

Fontes: https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/mandioquinha-quais-os-beneficios-e-o-melhor-jeito-de-preparar/

Carboidratos do Bem: O que São e Como Você Pode Inseri-los na sua Alimentação?

Mandioquinha

http://organomix.com.br/blog/2013/02/qual-e-a-diferenca-entre-a-batata-inglesa-a-doce-e-a-baroa/

1 Comment

  1. Rita dezembro 10, 2019 at 3:03 pm

    Adorei a sua receita! A mandioquinha é um alimento muito saboroso mesmo! O melhor é que não é absorvida rapidamente pelo organismo. Bom saber! O corpo funciona melhor com uma dieta saudável. Parabéns!

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