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Quer preparar uma receita deliciosa, natural e nutritiva? Vou aqui te ensinar a preparar um delicioso CALDO DE MANDIOQUINHA!

Mas, antes, deixa eu te passar alguns dos seus inúmeros benefícios, pode ser?

Então,  a mandioquinha (como chamamos aqui em São Paulo) é considerada um alimento mega nutritivo, por possuir bastante nutrientes ( que depois vou listar para vocês).

Porém, ela é rica em carboidratos.

Carboidratos bons, isso é verdade… que são, carboidratos DE VERDADE e com um número considerado de FIBRAS.

Portanto, com bastante CARBOIDRATO LÍQUIDO e, por isso, não faz mal à nossa saúde.

Mandioquinha (1 xíc): Carboidratos 34,04 gr Fibras: 1,6 gr Carbs líquidos: 32,44 gr

Objetivo inicial de emagrecer

Se você tem o objetivo INICIAL de emagrecer, a sugestão é que evite a mandioquinha ou reduza consideravelmente da sua dieta INICIAL.

Eu digo inicial pelo seguinte, quando queremos emagrecer e, viramos adeptos da low carb, por exemplo, o ideal é cortar todo tipo de carboidrato, inclusive os bons.

Carboidratos bons

Porém, esses produtos naturais são importantíssimos para o bom funcionamento da nossa saúde porque contém muitas vitaminas, minerais…

Então, após esse início de redução de gordura, acho legal reintroduzir alguns alimentos ( todos os DE VERDADE) na nossa alimentação 😉

Mas isso, você mesmo vai se conhecendo e entendo o que e, em que momento, você vai introduzir determinados alimentos na sua dieta.

Dieta ou reeducação alimentar?

LEMBRANDO QUE, chamo DIETA mas, não estou me referindo aquela coisa chata com tabela, cheio dos “podes” e ” não podes”…. refiro-me ao dia a dia mesmo, aquilo que você vai comer com naturalidade, vontade e prazer 😉

Bom, vamos à alguns benefícios …

  • Ótima para nosso sistema digestivo. Por conter fibras, junto com uma ingestão adequada de líquidos, ela REGULA O INTESTINO.
  • Rica em MAGNÉSIO
  • Rica em CÁLCIO
  • Rica em VITAMINAS A, E e C
  • Função ANTI INFLAMATÓRIA
  • Função ANTI CÂNCER
  • Antioxidante: ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo.
  • Contem bons níveis de VITAMINA C , ajudando nosso corpo a se manter saudável, preserva a saúde dos nossos ossos e dentes, combate os RADICAIS LIVRES

Como disse anteriormente, a madioquinha não é fonte concentrada apenas de carboidratos.  Ela contém mais de 25% de carboidratos, os quais podem ser convertidos em energia para as suas atividades diárias, fornecendo vitamina A, C, E, K, e vitaminas de complexo B, além de Betacaroteno, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, e muito mais. 

INFORMAÇÔES NUTRICIONAIS

Porção: 100g

  • Energia: 80 calorias
  • Carboidratos: 18,9g
  • Fibras: 1,2g
  • Proteínas 0,9g
  • Gorduras: 0,1g

BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Não é absorvida rapidamente pelo organismo, não causando, portanto,  picos de insulina ( se consumida com moderação).

Bom, dito isso…

Vamos à RECEITA!

AutorMarianaCategoriaGrau de dificuldadeIniciante

Porções8 Servings
Tempo de Preparo20 minsTempo Cozinhando25 minsTempo Total45 mins

 5 un. Mandioquinha
 2 un. Batatas
 3 un. Alho (dentes)
 Sal rosa a gosto
 2 colheres Manteiga sem sal
 100 g Bacon (preferêncial artesanal)
 Salsinha a gosto
 Queijo parmessão ralado a gosto

1

Pique a mandioquinha e a batata em cubos grandes e cozinhe até que fique "al dente"

2

Bata ou processe a batata e a mandioquinha, até que fique um creme (utilize o caldo do cozimento para diluir até ficar um creme)

3

Reserve

4

Aqueça a manteiga

5

Frite o bacon e o alho

6

Acrescente o creme

7

Coloque o sal (veja se está bom)

8

Sirva e decore com o queijo e a salsinha

Ingredientes

 5 un. Mandioquinha
 2 un. Batatas
 3 un. Alho (dentes)
 Sal rosa a gosto
 2 colheres Manteiga sem sal
 100 g Bacon (preferêncial artesanal)
 Salsinha a gosto
 Queijo parmessão ralado a gosto

Modo de Preparo

1

Pique a mandioquinha e a batata em cubos grandes e cozinhe até que fique "al dente"

2

Bata ou processe a batata e a mandioquinha, até que fique um creme (utilize o caldo do cozimento para diluir até ficar um creme)

3

Reserve

4

Aqueça a manteiga

5

Frite o bacon e o alho

6

Acrescente o creme

7

Coloque o sal (veja se está bom)

8

Sirva e decore com o queijo e a salsinha

Caldo de Mandioquinha

Fontes:

Mandioquinha: quais os benefícios e o melhor jeito de preparar?

Carboidratos do Bem: O que São e Como Você Pode Inseri-los na sua Alimentação?

https://formasaudavel.com.br/mandioquinha/

Batata Baroa Engorda ou Emagrece?

http://organomix.com.br/blog/2013/02/qual-e-a-diferenca-entre-a-batata-inglesa-a-doce-e-a-baroa/

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