Índice

Como se reinventar nos momentos em que a vida pede (ou obriga)?

Estar vivo significa lidar com as adversidades a todo instante. E, nem sempre isso precisa soar ruim. É um desafio, um desafio que topamos passar no momento em que encaramos esse mundo. E, não tem nada mais incrível do que a possibilidade de se reinventar à cada momento e ocasião.

Cada dia há a possibilidade de termos que nos reinventar e, isso não significa termos que mudar de profissão, de estado, de país, de vida, de propósito, não significa ter que fazer uma grande coisa. Não sempre. As vezes somos desafiados em pequenas situações mas, mesmo nelas, precisamos mostrar nossa coragem e capacidade de adaptação e reinvenção.

Somos seres capazes de nos reinventar à todo instante

Por mais que dê um medo, por mais que soe um pouco – ou muito – desafiador, por mais que a maioria de nós queira mesmo  é ficar na nossa zona de conforto, temos que admitir, somos seres incrivelmente adaptáveis. E isso é realmente incrível.

Pare e reflita por um instante… durante toda sua vida ( seja ela uma vida já extensa, seja ela uma vida que acabou de começar praticamente)

  • Quantas vezes você teve de se reinventar? Num relacionamento, num restaurante, na escola, na fila de um embarque, na profissão?
  • Num dia inteiro, quantas vezes precisou mudar de estratégia para que aquele dia terminasse bem?
  • Quantos relacionamentos precisou terminar para que chegasse ao relacionamento que de fato era bom para você?
  • Quantos roteiros precisou mudar para conseguir adequar sua viagem dos sonhos?
  • Precisou mudar de profissão para seguir seu sonho?
  • Teve necessidade de mudar de cidade para conquistar o que achava que era bom para você?
  • Quis mudar toda uma estratégia pois a que tinha escolhido não foi a melhor?

Percebe como, em níveis diferentes, precisamos sempre nos reinventar?

Como ser capaz de se reinventar

Agora, uma “segredo” que preciso te contar. Segredo que descobri à pouco e, vira e mexe vivo me esquecendo porque, não é comum que nos digam então, não soa como algo natural. Mas é o mais verdadeiro dos segredos…
Para você conseguir, para você mudar toda uma história e seguir em frente, para você conseguir viver o dia a dia tendo que ter mudado toda uma rotina, uma vida, lá vai…

Você precisa estar bem consigo! 

Seja auto suficiente e se reinvente quantas vezes forem necessárias

É extremamente importante que você seja auto suficiente, que você se baste. Somos doutrinados a vida toda, desde muito novos que, precisamos de alguém para nos dar suporte, para nos mostrar o quanto somos importantes, para nos mostrar o quanto precisamos de apoio e aceitação.
Se mulher, nos dizem que para sermos completas precisamos de marido e filho. Se homem, dizem que você precisa ser extremamente bem sucedido numa grande companhia para ser completo e bem sucedido. Já ouviu essa história?
Se você é adolescente, já não te disseram que para você ser completo, você precisa ser inteligente, se formar e trabalhar numa empresa de destaque?

Percebe que sempre temos terceiros envolvidos na nossa felicidade? E é exatamente isso que está embutido nas nossas mentes que faz com que, à cada necessidade de mudança, nos sintamos extremamente desconfortáveis e, dependendo da situação, um verdadeiro fracasso.

Alguns exemplos de desconfortos ao precisar se reinventar:

  1. Seu casamento não deu certo, você será mãe solteira: imediatamente você pensa que não vai dar conta, que as pessoas vão falar de você, você se cobra por não ter conseguido manter o casamento, você faz mil questionamentos se atribuindo como a responsável pelo término. E eu te digo, se baste! E se reinvente quantas vezes forem necessárias.
  2. Você não está satisfeito com o trabalho que faz há muitos anos: mas você fica preso nele, empurrando com a barriga porque pensa “mas e se eu sair e não conseguir outra coisa?”, você se preocupa com o que os outros vão dizer e, por muitas vezes acha que é mellhor, já que passou tanto tempo assim, continuar do jeito que está. Se reinvente quantas vezes forem necessárias.
  3. Não está gostando do curso que está faltando 1 ano para acabar: mas você tem vergonha de dizer aos seus pais que este curso não era bem o que você imaginava e você quer mudar para outro totalmente diferente. Ou pior! Na verdade você acha que não precisa concluir  nenhum curso formal para seguir o seu sonho do momento. E então, você acorda infeliz, briga com todo mundo, permanece super insatisfeito mas, pelo menos, não vai desapontar ninguém que acreditou em você.

Tudo está relacionado com você se bastar, ser auto suficiente e acreditar em si. Pois, por mais duro que seja, a verdade é que, se você não acreditar em si, ninguém irá acreditar.

Não se preocupe com o outro e, não se preocupe tanto com mudanças, elas são feitas para que nos movimentemos e para tornar o mundo e nossa passagem por ele cada vez mais incrível.

O que vai definir o quão legal essa vida será vai ser a maneira como você lida com ela e a maneira como vai se reinventar.

Artigos Relacionados

Viver com Intenção

Autoconhecimento através da meditação, yoga, exercícios físicos e viagens.

Entre em Contato

Email

Instagram
Copyright © 2021 - Mari Pigassi | Viver com Intenção