Índice

Azeite: Como escolher um bom azeite? Aqui vão 5 dicas para uma boa escolha.

Já entrou na prateleira do azeite e se deparou com alguma pessoa analisando cuidadosamente o rótulo, frasco, cor… e ficou sem entender nada?

Primeiramente, saiba que você não é o único a ficar confuso e curioso para entender o motivo por tanta análise.
Então, vamos aqui descrever alguns dos bons motivos pelos quais essa pessoa “sommelier de azeite” estava tão interessada nas características deste produto.

Benefícios do azeite

Antes de mais nada, vamos começar, entendendo um pouco de seus benefícios.

O azeite de oliva é considerado como uma gordura boa. Possui propriedades que protegem o cérebro e melhora a capacidade de aprendizado.
Reduz a formação de placas, causadoras de Alzheimer e, ainda, induz nosso corpo à autofagia (processo de “limpeza” realizado pelo corpo).

Contudo, precisamos saber escolher um bom azeite de oliva! Vamos aqui à algumas características bem importantes de serem observadas.

1. Embalagem do Azeite

Sempre escolha embalagens de vidro e, vidro escuro!
Em síntese, vidros escuros bloqueiam a luz e, com isso, evita-se que haja a oxidação do azeite. Além de conservar seus antioxidantes.

2. Acidez

Quanto menor a acidez, mais incidência de gorduras boas, nutrientes e, portanto, mais benéfico à saúde. Se puder, opte sempre pelos azeites que possuem, no máximo, até 0,3% de acidez.

3. Preço

Desconfie muito dos muito baratos. Lembre-se que o processo para fabricação do mesmo não é tão simples. Caso o mesmo seja muito barato, muito provavelmente a qualidade dos insumos são inferiores e, portanto, possuem grandes chances de ser prejudicial à sua saúde.

4. Pureza

Avalie bem a procedência do seu azeite. Muitos, infelizmente, são misturados com óleos vegetais. Acabando totalmente com sua funcionalidade, tornando-o prejudicial à nossa saúde.
Por isso, leia muito bem o rótulo e, se sentir mais confiança, peça indicação de azeites.

5. Prensado a frio

Mais um processo para manter todos os nutrientes e qualidade do azeite. Portanto, é muito importante que escolha um que tenha sido feito prensado a frio. Caso no rótulo não haja essa informação, busque por outro que tenha isso informado na embalagem.

Pronto, agora você pode se juntar ao seleto grupo que avalia com cuidado o azeite que irá consumir. Espero que este tenha sido um artigo útil para a sua vida e saúde.

 

 

Artigos Relacionados

Viver com Intenção

Autoconhecimento através da meditação, yoga, exercícios físicos e viagens.

Entre em Contato

Email

Instagram
Copyright © 2021 - Mari Pigassi | Viver com Intenção