Índice

Banho gelado faz bem? Veja aqui 10 consequências dessa prática

Se você não é adepto, com certeza pelo menos já ouviu falar de alguém que tem o hábito de tomar banho gelado. Tô certa?

Mas, se você está aqui, também tem algumas dúvidas sobre os benefícios, a eficácia e a real necessidade dessa pratica que vem se tornando queridinha por muitos ao redor do mundo e no Brasil.

E para isso estamos aqui, para te contar um pouco sobre o banho gelado e te mostrar alguns pontos que vão te deixar escolher se faz ou não sentido para você inserir na sua rotina.

Bóra lá?

  1. Estimula a perda de peso

    Um estudo mostrou que quando exposto a temperaturas baixas, ele é obrigado a aumentar sua taxa metabólica para se manter aquecido. Consequentemente, fazendo com que queimemos mais calorias durante o banho. Ajudando a perder peso e queimar gordura.

  2. Aumenta a imunidade

    Estudo realizado na Inglaterra mostrou que as pessoas que tomam banho gelado regularmente possuem uma quantidade maior de células brancas no sangue se comparadas as pessoas que tomam banho quente. Essas células são as responsáveis pelas formações de anticorpos e, consequentemente, pela demora na imunidade. Isso acontece principalmente porque as baixas temperaturas elevam o metabolismo. Ou seja, apesar de parecer contra intuitivo, os banhos gelados vão te ajudar a não ficar resfriado.

  3. Melhora a circulação

    Os banhos gelados melhoram a circulação do sangue, ajudando a nutrir o corpo enviando sangue para os órgãos e os mantendo aquecidos. Este estímulo é ótimo para o sistema cardiovascular e para o coração. Ajudando a evitar a hipertensão e o entupimento das artérias.
    DICA: ao entrar no banho gelado, respire bem fundo. Isso te fará se sentir ótimo. Acredite.

  4. Melhora a pele e o cabelo

    Os banhos gelados também ajudam com sua aparência. No inverno, por exemplo, como tomamos banho com água mais quente a aparência da nossa pele e cabelo fica com um aspecto não tão bonito.  Isso porque a água quente desidrata e remove os óleos naturais da pele e do cabelo. Por outro lado, o banho gelado diminui a quantidade de acnes, melhora a pele e o cabelo, reduz as caspas e coceira e pode até a evitar queda de cabelo.

  5. Aumenta a testosterona e a fertilidade

    Um estudo mostrou que as altas temperaturas diminuem a testosterona no corpo e, por este motivo, talvez os banhos gelados agradem mais aos homens.

  6. Reduz o stress

    Um estudo mostrou que existe uma queda drástica do ácido úrico no corpo durante e depois à exposição de baixas temperaturas. Essa substância está diretamente ligada ao stress. Além disso, encarar a água gelada e baixa temperaturas, proporciona a tolerância e a resistência ao stress.

  7. Acelera a recuperação muscular

    Atletas entram em banheiras cheias de gelo após realizar atividades físicas de alta intensidade. Isso porque as baixas temperaturas aceleram a recuperação, diminuindo as dores musculares, reduzindo o ácido lático e promovendo a regeneração do corpo. Mas você, se não tiver, não precisa de uma banheira com gelo, um banho gelado já irá te ajudar a se recuperar de exercícios físicos como a musculação.

  8. Alivia a depressão

    Um estudo mostrou que os banhos gelados podem aliviar os sintomas da depressão. O impacto intenso que as baixas temperaturas causam nos receptores da pele enviam uma forte descarga elétrica no cérebro e geram uma sensação de alívio. Já outro estudo mostrou que os banhos gelados tem um efeito analgésico na mente, diminuindo os efeitos da depressão, sem causar efeitos colaterais ou dependência química.

  9. Aumenta sua disposição e te proporciona melhores noites de sono

    Por isso é uma ótima estratégia tomar banho gelado pela manhã. Seu corpo fica ativo e você desperta imediatamente. Além disso, o banho gelado regula o corpo, tranquilizando-o e proporcionando ótimas noites de sono.

  10. Aumenta sua força de vontade

    Encarar todos os dias a água gelada te dá força e coragem para seguir em frente. Para, assim como a água, você enfrente e vença todos seus desafios do dia e da vida. Te tira da zona de conforto todos os dias e amplia os seus limites.

Como pode ver, apesar de desafiador no início, o banho gelado pode ser um excelente aliado rumo à qualidade de vida, alta performance e desenvolvimento pessoal.

Espero que tenhamos ajudado e que tenhamos te motivado a iniciar essa prática.

DICA: comece com 30″ no final do seu banho, aumente isso para 1′, até que seu corpo se acostume e você consiga tomar um banho inteiro.

Artigos Relacionados

Viver com Intenção

Autoconhecimento através da meditação, yoga, exercícios físicos e viagens.

Entre em Contato

Email

Instagram
Copyright © 2021 - Mari Pigassi | Viver com Intenção