Auto Controle: Não permita que a melancolia tome conta

Estar melancólico é estar em profunda tristeza, é deixar que sentimentos muito ruins dominem ou se aflorem em seus pensamentos.

Melancolia é uma tristeza vaga, permanente e profunda.

Que, em sua medida, serve para que fechemos um ciclo e/ou despejemos para fora do nosso corpos, mente e alma, todo o sentimento ruim. Para, aí sim, superarmos uma situação e seguirmos a vida.
Porém, para ser saudável, esse estado melancolico não pode perdurar por dias, te tirando do convívio social e tirando suas rotinas e hábitos do dia a dia.

Melancolia segundo Freud

Assim como o luto, a melancolia pode ser oriunda da perda do objeto amado, objeto esse que não necessariamente precisa ter morrido. E, vai além, objeto esse que não necessariamente precisa ter vida, pode ser a perda de qualquer coisa que, para a pessoa, é muito importante.

A melancolia tem uma tendência a se transformar em mania

Observar qual o estágio da melancolia e, principalmente, se esta está virando mania, é muito importante.
Pode soar estranho mas , é possível se acostumar com um estado de espírito, uma frequência, uma vibe (chame como quiser) e mantê-lo junto de você o dia todo e até mesmo por toda a vida. E, não necessariamente, é um sentimento, uma sensação boa e construtiva.

Auto controle consciente

É real que nós que decidimos se vamos ou não nos sentir bem.

Cabe a nós decidirmos que tipo de sentimento se fará presente na maior parte do tempo em nossas vidas.
Como disse, é normal se sentir melancolico e, mais que isso, faz parte do processo. Mas não é saudável e inteligente cultivar esse sentimento por muito tempo, por mais de 1 ou 2, no máximo, 3 dias.

Compreenda e mude seu estado quantas vezes forem necessárias. Muda a frequência e viva feliz.

Faça isso quantas vezes forem necessárias e, use táticas. Escolha as suas e, aqui, algumas dicas.

  • entenda o por quê da situação, sem julgamento
  • se permita entristecer mas saiba o limite
  • procure o lado bom, sempre tem algo
  • mude o pensamento
  • avalie o que ganha com o sentimento ruim
  • se apegue as coisas boas
  • trabalhe a gratidão. Juro que funciona!
  • se permita.

 

 

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